Cursos


CURSO DE CAPACITAÇÃO ARMAMENTO E TIRO

O curso de Armamento e Tiro tem como objetivo disciplinar os procedimentos operacional da Guarda Civil Municipal , adotando normas e critérios regulamentares, assim como princípios, capacitando, atualizando e avaliando os integrantes da corporação quanto ao uso de armas letais.
O curso foi precedido de aulas teóricas e, além do conhecimento dos armamentos, de noções de classificação de armamento e balística. A capacitação orienta também para o uso progressivo da força e dá noções sobre a legislação do Brasil pertinente à arma de fogo, aplicada à questão das guardas municipais no país.

Durante o curso, os Guardas Municipais de Itambé desenvolveram a capacidade de armamento e tiro, montagem e desmontagem de primeiro escalão e tiro prático. O curso faz parte das exigências da Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP, que habilita Guardas a manusear armas de fogo. Para os Guardas a qualificação surge em um momento oportuno.

Moacir Andrade, Prefeito Municipal, destaca que a iniciativa da capacitação partiu dos próprios Guardas. “Estamos em processo de armamento da Guarda Civil Municipal de Itambé, porém, tudo depende de convênios a serem fechados com a Polícia Federal e liminar judicial”, encerra.

    "Nós atuamos uniformizados e somos olhados de forma diferente pelos bandidos. Atualmente somos solicitados para combater todo o tipo de ocorrências. Mas, se não temos condições de defender nem a nossa integridade física, como defenderemos o patrimônio público? Além disso, existe uma tendência mundial de que a segurança pública seja municipalizada, então nós apenas estamos antecipando essa tendência" – disse João Novais Sub-CMT.